Perguntas Freqüentes

Apresentamos abaixo algumas perguntas freqüentes de pais, relativas ao desenvolvimento infantil.

Preciso trabalhar e agora onde posso deixar o meu filho?
No início quanto mais tempo a mãe estiver disponível para o seu filho é melhor. A convivência, a relação e os cuidados da mãe com o seu bebê são muito importantes para seu desenvolvimento. Contudo, nos dias de hoje, a mãe precisa trabalhar, tendo assim que transferir esses cuidados a uma instituição ou a outra pessoa. Para a mãe se sentir segura e para garantir um adequado desenvolvimento para seu filho é necessário escolher cuidadosamente uma escolinha ou centro de educação infantil. Aqui vão algumas dicas:   

Que brinquedos podemos utilizar para estimular a criança em casa?
Os brinquedos variam conforme a idade, podendo ser: instrumentos musicais, brinquedos de plástico, bolas de diferentes cores e tamanhos, boneca de pano, massa de modelar, livros, cadeira e mesa de criança, espelho, música. Veja mais detalhes no tópico específico sobre o assunto.

O que significa “falar de maneira adequada” com a criança?
Significa usar linguagem apropriada para a sua faixa etária ou a etapa de desenvolvimento que a criança se encontra. 

Qual é a melhor forma de nos comunicarmos com o bebê?
Os bebês necessitam de voz melodiosa, palavras repetidas, músicas e brincadeiras de repetição.  As crianças maiores precisam ser ouvidas com mais atenção e durante o diálogo, o adulto deve utilizar frases curtas, objetivas e palavras usuais.  

Como se deve corrigir uma criança sem causar danos ao seu aprendizado?
De maneira passiva, calma realizando correções indiretas, ou seja, a criança fala, e o adulto ouve e repete o mesmo segmento de forma correta.  Assim a linguagem  da criança vai se aprimorando.

É prejudicial repetir os erros de fala das crianças, porque são engraçados?
Sim, isto deve ser evitado, pois, com a repetição dos erros pelos adultos, a criança pode memorizar a informação errada. Ex: "pepeta" ao invés de chupeta.