Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma ciência que tem como objetivo pesquisar e estudar os métodos e técnicas de prevenção e terapia realizadas na comunicação oral e escrita, audição, voz e deglutição, sendo extremamente útil ao desenvolvimento do ser humano.

A  fonoaudiologia traz benefícios ao desenvolvimento infantil, porque engloba o desenvolvimento (motor, oral, cognitivo e lingüístico) normal e patológico da criança, que são noções importantes para a estimulação correta em cada idade. Além disso, auxilia na prevenção do aparecimento de problemas que possam surgir e no tratamento precoce de um bebê.  

Através de avaliações com técnicas especializadas se detecta a etapa do desenvolvimento que o bebê ou criança se encontra.  A partir da avaliação, se necessário, pode-se iniciar o atendimento fonoaudiológico com o objetivo de estimular as funções não adquiridas detectadas na avaliação. Nesta fase, os pais são orientados em como lidar com o problema encontrado e a forma na qual eles irão auxiliar durante todo o processo de aquisição e/ou reestruturação funcional.  

Além disso, o profissional de fonoaudiologia pode atuar também na melhora da coordenação respiratória e sua funcionalidade. Muitas crianças apresentam respiração oral não benéfica para a sua saúde, seu desenvolvimento e seu processo de aprendizagem.

A fonoaudiologia pode atuar tanto com bebês, como em criança, adolescentes, adultos e idosos.  Nestes casos, podem aparecer alterações, que prejudiquem a funcionalidade da voz, respiração, mastigação, expressão facial, linguagem e deglutição (engolir).

Terapias fonoaudiológicas são extremamente úteis também a pacientes com síndrome de down, deficiência mental, paralisia cerebral, psicose infantil, alterações respiratórias (asma), câncer de laringe (pré e pós cirúrgico), miopatia mitocondrial, esclerose múltipla, deficiência auditiva, fissura lábiopalatino e queimaduras de cabeça e pescoço e em avaliações audiológicas, pós cirúrgicos de desconecção laringo traqueal.

Nossa experiência engloba a prevenção, habilitação ou reabilitação das funções vocais, respiratórias,  mastigatórias, atos de deglutição e fala, visando o equilíbrio miofuncional, com o enfoque na melhoria das condições de vida. Possuímos uma experiência diferenciada no atendimento personalizado a crianças com os mais variados diagnósticos: